Oficina Prática de Crimes Ambientais: Crimes de Poluição (art. 54) e Disseminação de Doença ou Praga (art. 61)Inscreva-se
Voltar para o início

Processo Administrativo e Sanções Ambientais

Nulidades do auto de infração ambiental: atipicidade, incompetência do agente e intimação por edital

A retificação do art. 100, § 3º, do Decreto 6.514/08 corrige a capitulação, não a acusação. Três nulidades do auto de infração sobrevivem a ela: a atipicidade da conduta, a incompetência do agente autuante e a intimação por edital com prejuízo demonstrado.

Cláudio Farenzena23 de outubro de 2026 13 min de leitura

Quais nulidades do auto de infração ambiental a retificação não corrige?

A retificação prevista no art. 100, § 3º, do Decreto 6.514/08 permite corrigir a capitulação legal, nunca reescrever a acusação. Por isso três teses continuam de pé mesmo depois da correção: a atipicidade da conduta, quando falta elemento do tipo; a incompetência do agente autuante, que atinge a validade do ato na origem; e a intimação por edital sem o esgotamento das buscas, quando há prejuízo demonstrado.

O ponto de partida dessas três teses é o mesmo princípio: o autuado defende-se dos fatos descritos, e não da capitulação legal. O art. 100, § 1º, do Decreto 6.514/08 só admite a correção quando não haja modificação da conduta descrita, e esse limite é o que separa o conserto admissível da nova autuação disfarçada.

Quem trabalha com defesa administrativa conhece a sequência: aponta-se o vício, a autoridade julgadora retifica o enquadramento por decisão fundamentada e o processo segue como se nada tivesse acontecido. A pergunta útil, então, não é se o auto de infração tem defeito, e sim se o defeito alegado sobrevive à retificação.

As três teses reunidas aqui sobrevivem por motivos diferentes. A atipicidade porque o fato provado é diverso do fato típico; a incompetência porque o vício atinge a aptidão de quem praticou o ato; e a intimação por edital porque o cerceamento, quando produz prejuízo concreto, não se apaga com o prosseguimento do processo.

Qual a diferença entre erro de enquadramento e atipicidade da conduta?

No erro de enquadramento, o fato está corretamente narrado e o dispositivo invocado está errado, hipótese em que a autoridade julgadora pode retificar por decisão fundamentada. Na atipicidade, o fato provado é diverso do fato típico, e não há o que retificar, porque a conduta descrita não corresponde à infração imputada.

O exemplo que melhor expõe a distinção vem das infrações contra a flora. Quando a autuação imputa destruir vegetação objeto de especial preservação e a prova demonstra que a área não tinha esse regime, ou que a vegetação suprimida era de outra categoria, o elemento do tipo não se verifica. O fato pode ter ocorrido, mas não é aquela infração.

A defesa, na atipicidade, não discute a existência do fato, e sim a sua qualificação. Demonstra, por prova técnica, que a vegetação, a área ou a conduta não preenchem o elemento exigido pelo tipo administrativo invocado, e sem esse elemento a sanção perde o seu suporte.

Quando o órgão percebe a incongruência e tenta requalificar a conduta durante a instrução, o problema volta pelo outro lado. Se a nova capitulação descreve fato diverso do que se provou, já não há correção admissível, e o enquadramento que permaneceu a descrever um fato afastado pela prova não sustenta a sanção.

Como se prova a atipicidade da conduta no processo administrativo?

A atipicidade é, antes de qualquer argumento jurídico, uma questão de prova técnica. Não basta afirmar que a área não era de especial preservação ou que o suprimido não era floresta. O instrumento é o laudo do assistente técnico, que classifica o bem atingido e o confronta com a elementar do tipo invocado no auto de infração.

A oportunidade aparece quando a autuação se apoia em laudo oficial genérico, que não descreve o estágio sucessional, a espécie ou a função ecológica da vegetação. Contra a afirmação abstrata, a defesa opõe prova concreta, e o debate se desloca da existência do corte para a qualificação jurídica daquilo que foi cortado.

Essa disciplina de prova conversa com a construção da defesa como um todo, tema tratado em produção de provas na defesa administrativa ambiental. O requerimento de perícia precisa indicar o quesito que isola a elementar, e não repetir, em linguagem técnica, a alegação jurídica já feita na peça.

A incompetência do agente autuante anula o auto de infração?

O auto de infração lavrado por agente incompetente é inválido, e a gravidade do vício o aproxima do ato inexistente, à semelhança da sentença proferida por juízo absolutamente incompetente. Não é defeito que a repetição sane, porque atinge a aptidão de quem pratica o ato para praticá-lo.

A estratégia prática é conhecida e rende mais do que a alegação genérica. Requer-se, na defesa, a juntada do ato de designação do agente, transferindo ao órgão o ônus de demonstrar a competência que afirma ter. Ou a portaria é exibida, e a questão se encerra, ou a omissão fica documentada para a via judicial.

A tese rende sobretudo diante de agentes sem atribuição técnica ambiental e de entes federativos estranhos ao dano. Reconhece-se nula a autuação lavrada por policial militar sem conhecimento técnico ambiental, a quem caberia apenas o auto de constatação, e nula a autuação do ente incompetente, que deve ceder ao órgão responsável pelo licenciamento.

Reconheço que a corrente contrária é forte e exige cautela na escolha da via. Os tribunais reconhecem integrar a Polícia Militar Ambiental o Sistema Nacional do Meio Ambiente quando designada por convênio, e afirmam que a competência para licenciar não exclui a de fiscalizar. A discussão aparece também na competência do Ibama e do ICMBio para lavrar o auto de infração.

Há ainda uma advertência de método. Arguir a incompetência na esfera administrativa pode ensejar a lavratura de novo auto de infração, agora por agente com atribuição, de modo que por vezes convém reservar a tese para a via judicial, onde a nulidade se reconhece sem essa oportunidade de correção.

As três teses, o que provar e onde cada uma cede
TeseNatureza do vícioO que a defesa precisa demonstrarLimite
Atipicidade da condutaFalta elemento do tipo administrativoPor laudo técnico, que o bem atingido não preenche a elementarNão alcança o mero erro de dispositivo com fato correto
Incompetência do agente autuanteAtinge a validade na origem, próximo do ato inexistenteAusência de ato de designação ou de atribuição técnicaConvênio com o Sisnama e competência comum de fiscalização
Intimação por edital irregularCerceamento de defesaEndereço conhecido e prejuízo concreto sofridoSem prejuízo demonstrado, o STJ afasta a nulidade

A leitura da tabela em uma frase: a atipicidade se prova por laudo, a incompetência se prova pela ausência do ato de designação e a intimação por edital só anula quando a defesa aponta o que a falta de ciência pessoal fez o autuado perder.

Quando a intimação por edital gera nulidade no processo administrativo ambiental?

A intimação por edital é medida excepcional e subsidiária. Só cabe depois de esgotadas as tentativas de localização pessoal do autuado pelas vias ordinárias, a intimação pessoal e a postal com aviso de recebimento, e pressupõe que o interessado esteja em lugar incerto e não sabido.

Onde o órgão dispõe do endereço do autuado, extraído do próprio cadastro que o vincula à atividade fiscalizada, o recurso direto ao edital não se justifica. A defesa demonstra a irregularidade confrontando o edital com os endereços de que o órgão dispunha, e evidencia que a via excepcional foi usada por comodidade.

Registro, com honestidade, a virada restritiva do Superior Tribunal de Justiça, que reduziu o alcance da tese. A Corte passou a exigir a demonstração de prejuízo concreto para reconhecer a nulidade da intimação ficta, e fixou esse entendimento inclusive em julgamento sob o rito dos recursos repetitivos quanto à intimação para as alegações finais.

O eixo da discussão deslocou-se, portanto, do vício para o prejuízo. A defesa precisa apontar o que a falta de ciência pessoal fez o autuado perder: o prazo de defesa, a oportunidade de prova, a atenuante que teria requerido ou o agravamento da penalidade que não pôde impugnar.

Como ordenar essas teses na defesa e no recurso?

A ordem das alegações importa tanto quanto o seu conteúdo. A atipicidade vem primeiro, porque é tese de mérito e dispensa a discussão de prejuízo. A incompetência vem na sequência, acompanhada do requerimento de juntada do ato de designação. O vício de intimação fecha, já com a demonstração do prejuízo concreto.

Articuladas assim, as teses não se anulam entre si, e a mais forte não fica dependente da mais fraca. Sustentar a atipicidade e, subsidiariamente, o prejuízo causado por eventual irregularidade formal preserva as duas linhas, enquanto misturá-las no mesmo tópico entrega à autoridade julgadora a chance de responder apenas à mais fácil.

Em uma autuação por supressão de vegetação em que o laudo oficial não classifica o estágio sucessional, a peça ganha corpo com três pedidos distintos: a perícia que isole a elementar, a juntada da portaria de designação do agente e a declaração de nulidade da intimação, com a indicação do prazo perdido.

A leitura do auto de infração como peça acusatória orienta todo esse trabalho, na linha do que se examina nos requisitos de validade do auto de infração ambiental e nos vícios de forma tratados em rasura, ausência de assinatura e duplicidade de autuações.

Erros que enfraquecem as três teses

  • Alegar atipicidade sem laudo que classifique o bem atingido, o que reduz a tese a uma afirmação genérica contraposta à presunção de legitimidade do auto de infração.
  • Arguir a incompetência do agente na esfera administrativa sem avaliar o risco de nova autuação por agente com atribuição.
  • Pedir a nulidade da intimação por edital sem apontar o prejuízo concreto, exigência hoje consolidada no Superior Tribunal de Justiça.
  • Tratar como atipicidade aquilo que é simples erro de dispositivo com fato corretamente narrado, hipótese que o art. 100, § 3º, do Decreto 6.514/08 autoriza retificar.
  • Reunir as três teses no mesmo tópico da peça, permitindo que a decisão responda apenas à de menor alcance e silencie sobre as demais.

Checklist para examinar as nulidades do auto de infração

  1. Confrontar a conduta descrita com a elementar do tipo invocado, antes de discutir a capitulação.
  2. Verificar se o laudo que instrui a autuação classifica o bem atingido ou apenas o menciona em termos genéricos.
  3. Requerer a juntada do ato de designação do agente autuante, por petição autônoma e com pedido expresso.
  4. Conferir se a retificação pretendida pelo órgão altera o fato descrito ou apenas o dispositivo legal.
  5. Conferir, no histórico do processo, quais endereços do autuado estavam disponíveis antes da publicação do edital.
  6. Descrever, quando houver intimação ficta irregular, o ato processual concreto que o autuado deixou de praticar.
  7. Decidir quais teses ficam reservadas à via judicial, onde a nulidade se reconhece sem oportunidade de correção.

Perguntas frequentes

O erro na capitulação legal anula o auto de infração ambiental?

Em regra, não. O autuado defende-se dos fatos descritos, e o art. 100, § 3º, do Decreto 6.514/08 permite à autoridade julgadora retificar o enquadramento por decisão fundamentada. A nulidade surge quando a correção altera o fato imputado, a motivação ou a conduta descrita, ou quando a descrição ambígua induziu o autuado a erro e lhe causou prejuízo concreto.

Quem pode lavrar auto de infração ambiental?

Apenas o agente com atribuição para o ato, designado pelo órgão competente. O auto de infração lavrado por agente sem designação ou sem atribuição técnica ambiental é inválido, e a gravidade do vício aproxima-o do ato inexistente. A defesa transfere o ônus da prova ao órgão requerendo a juntada do ato de designação do agente autuante.

Vale a pena alegar a incompetência do agente já na defesa administrativa?

Depende da estratégia. Arguir a incompetência na esfera administrativa pode levar o órgão a lavrar novo auto de infração, agora por agente com atribuição, o que neutraliza a tese. Em muitos casos convém requerer a juntada da designação, documentar a omissão e reservar a arguição para a via judicial, onde a nulidade se reconhece sem oportunidade de correção.

A intimação por edital sempre anula o processo administrativo ambiental?

Não. A intimação por edital é excepcional e subsidiária, mas o Superior Tribunal de Justiça passou a exigir a demonstração de prejuízo concreto para reconhecer a nulidade. Sem a indicação do que o autuado perdeu, como o prazo de defesa ou a atenuante não requerida, a irregularidade tende a ser considerada sanada pelo prosseguimento do processo.

É possível dispensar a defesa inicial e concentrar tudo nas alegações finais?

Sim. As alegações finais são o último ato antes do julgamento, e o autuado pode reservar-lhes a sua manifestação mais completa, quando já conhece toda a instrução. A ausência de defesa inicial, por si só, não lhe acarreta prejuízo, embora a escolha deva considerar a produção de prova técnica, que exige requerimento tempestivo.

Trabalhe as nulidades do processo administrativo ambiental com método

O workshop de Processo Administrativo e Sanções Ambientais, do Direito Ambiental na Prática, dedica uma aula inteira à fiscalização, ao auto de infração e às medidas cautelares, e é nela que o catálogo das nulidades é montado peça a peça, do exame da descrição sumária até a decisão que retifica o enquadramento.

A leitura do art. 100 do Decreto 6.514/08 recebe tratamento próprio, com a separação entre o que a autoridade julgadora pode corrigir e o que ela não pode tocar sem converter a retificação em nova autuação. As decisões que ultrapassam esse limite são examinadas no formato em que chegam ao escritório, com a redação real das autoridades julgadoras.

O requerimento de juntada do ato de designação do agente é trabalhado como peça autônoma, com a redação dos pedidos e o encadeamento com o recurso administrativo. A aula enfrenta também a escolha de via, porque arguir a incompetência cedo demais pode produzir o efeito contrário ao pretendido pela defesa.

A matéria da intimação por edital entra com a jurisprudência atual, incluindo a exigência de prejuízo concreto firmada pelo Superior Tribunal de Justiça, e com o roteiro de como demonstrá-lo a partir do próprio histórico do processo administrativo.

Quem quiser acompanhar essa matéria com as aulas gravadas, os capítulos e os modelos de peça encontra o conteúdo na página do Workshop de Processo Administrativo Ambiental, no Direito Ambiental na Prática.

Conclusão

O catálogo das nulidades do auto de infração só rende quando o advogado mede cada defeito pelo prejuízo que ele causa e pela possibilidade de a autoridade julgadora corrigi-lo. Alegar tudo, sem essa régua, entrega à decisão administrativa a escolha de enfrentar apenas o vício mais simples de afastar.

Para a próxima defesa, a ordem de exame rende mais do que a ordem de alegação. Confrontar a conduta descrita com a elementar do tipo, antes de qualquer discussão sobre dispositivos, define se o caso é de atipicidade, que a retificação não alcança, ou de erro de enquadramento, que o art. 100, § 3º, autoriza corrigir.

A incompetência do agente merece tratamento documental, e não retórico. O requerimento de juntada do ato de designação produz resultado nas duas hipóteses possíveis, porque encerra a discussão quando a portaria aparece e constrói a nulidade para a via judicial quando ela não aparece.

Quanto à intimação por edital, o trabalho mudou de lugar. Depois da virada restritiva do Superior Tribunal de Justiça, a peça que apenas aponta o edital irregular não produz efeito; a que descreve o ato concreto perdido pelo autuado ainda produz. Essa é a diferença entre apontar um defeito e demonstrar um prejuízo, e é dela que depende o êxito da tese.

Cláudio Farenzena

Sobre o autor

Cláudio Farenzena

Cláudio Farenzena é advogado especialista em Direito Ambiental e do Agronegócio (OAB/SC 49.222 e OAB/MT 35.260/A), especialista em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do Direito Ambiental na Prática. Atua desde 2017 na defesa criminal ambiental, em crimes contra a fauna, a flora e o desmatamento.

Não perca

Próximas aulas ao vivo