Oficina Prática de Crimes Ambientais: Crimes de Poluição (art. 54) e Disseminação de Doença ou Praga (art. 61)Inscreva-se
Voltar para o início

Infrações Administrativas Ambientais Comentadas

Art. 51 do Decreto 6.514/08: destruir ou explorar reserva legal e as teses de atipicidade

O art. 51 do Decreto 6.514/08 pune a supressão ou exploração de vegetação em reserva legal ou servidão florestal sem autorização, com multa de R$ 5.000,00 por hectare. A elementar de local, a autorização prévia e a prova da sobreposição decidem a defesa.

Cláudio Farenzena24 de outubro de 2026 15 min de leitura

O que o art. 51 do Decreto 6.514/08 pune?

O art. 51 do Decreto 6.514/08 pune destruir, desmatar, danificar ou explorar floresta ou vegetação nativa em área de reserva legal ou servidão florestal, de domínio público ou privado, sem autorização prévia do órgão ambiental ou em desacordo com a concedida. A multa é de R$ 5.000,00 por hectare ou fração. A infração só se configura dentro da reserva legal ou da servidão florestal.

"Art. 51. Destruir, desmatar, danificar ou explorar floresta ou qualquer tipo de vegetação nativa ou de espécies nativas plantadas, em área de reserva legal ou servidão florestal, de domínio público ou privado, sem autorização prévia do órgão ambiental competente ou em desacordo com a concedida: Multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por hectare ou fração." (Decreto 6.514/08, com a redação do Decreto 6.686/08)

Quando a autuação por supressão de vegetação em propriedade rural chega ao escritório, o advogado tende a discutir primeiro a extensão do desmate e o valor da multa. A ordem útil é outra. Antes da quantidade de hectares, examina-se o local, porque o art. 51 recorta um espaço preciso dentro do imóvel, e fora dele o dispositivo não incide.

A reserva legal é o percentual do imóvel rural que a Lei 12.651/2012 destina à conservação da vegetação nativa. A servidão florestal é a sua instituição voluntária sobre área excedente. Ambas admitem exploração sob manejo autorizado, e é esse controle, e não a intangibilidade da vegetação, que a norma protege.

Qual a diferença entre o art. 51 e o art. 52 do Decreto 6.514/08?

A diferença é o local da intervenção e, por consequência, o valor da multa. Se o desmate ocorre dentro da reserva legal ou da servidão florestal, aplica-se o art. 51, com multa de R$ 5.000,00 por hectare ou fração. Se ocorre fora da reserva legal, aplica-se o art. 52, com multa de R$ 1.000,00 por hectare ou fração.

Cinco vezes é a razão entre as duas multas, e por isso a distinção não é acadêmica. Em uma autuação de cem hectares, o enquadramento separa R$ 500.000,00 de R$ 100.000,00. Nenhuma outra tese produz efeito econômico equivalente com tão pouca prova.

Há ainda o art. 51-A, que pune executar manejo florestal sem autorização prévia, sem observar os requisitos técnicos do Plano de Manejo Florestal Sustentável, ou em desacordo com a autorização concedida, com multa de R$ 1.000,00 por hectare ou fração. Executar manejo é conduta distinta de explorar floresta: no art. 51-A há manejo, mas fora dos parâmetros técnicos aprovados.

Enquadramento da supressão de vegetação conforme o local e o regime da área
DispositivoCondutaLocalMulta por hectare ou fração
Art. 50Destruir ou danificar vegetação objeto de especial preservação, sem autorizaçãoÁrea com regime jurídico próprio de conservaçãoR$ 5.000,00
Art. 51Destruir, desmatar, danificar ou explorar vegetação sem autorização ou em desacordo com elaReserva legal ou servidão florestalR$ 5.000,00
Art. 51-AExecutar manejo florestal sem autorização ou fora dos requisitos do PMFSÁrea sob manejo florestalR$ 1.000,00
Art. 52Desmatar, a corte raso, florestas ou demais formações nativas, sem autorizaçãoFora da reserva legalR$ 1.000,00

Quando a infração do art. 51 é atípica por a área não ser reserva legal?

A infração do art. 51 é atípica sempre que a intervenção recai sobre área de uso alternativo do solo, fora da reserva legal e da servidão florestal. Sendo a elementar de local parte do tipo, a sua ausência não é irregularidade sanável, e sim a inexistência do próprio ilícito descrito. A conduta, quando muito, desloca-se para a infração residual do art. 52.

Esta é a tese de maior rendimento do dispositivo, e a que recomendo examinar antes de qualquer outra. Em todo auto de infração do art. 51 que chega às minhas mãos, a primeira diligência é verificar se existe reserva legal averbada ou inscrita no Cadastro Ambiental Rural, e se a poligonal da autuação coincide com a poligonal da reserva.

Onde a reserva legal existe, mas a intervenção se deu em área antropizada externa a ela, regular no cadastro, a defesa precisa de prova técnica da sobreposição. Não basta afirmar que a área está fora. O trabalho é o confronto das coordenadas do auto de infração com o mapa da propriedade, com a matrícula e com o polígono registrado no cadastro.

A jurisprudência estadual tem reconhecido a atipicidade quando o cadastro é regular e há excedente de reserva legal, afastando inclusive o embargo sobre área passível de uso alternativo. A caracterização da área, contudo, exige instrução probatória adequada, e não a simples afirmação constante do auto de infração.

A autorização do órgão ambiental afasta a infração do art. 51?

A autorização válida e prévia do órgão ambiental afasta a infração do art. 51, porque o tipo pune justamente a supressão ou o manejo realizados sem licença ou em desacordo com a concedida. Havendo autorização que cubra a intervenção praticada, falta a elementar negativa do tipo, e a autuação não se sustenta.

Existe uma situação de ocorrência frequente que merece atenção específica. O órgão ambiental notifica o proprietário para apresentar a licença de exploração da reserva legal em cinco dias e, não apresentada no prazo, lavra o auto de infração. Se o autuado tinha a autorização e apenas não a exibiu tempestivamente, a infração não ocorreu, e o vício é de nulidade.

A distinção muda o pedido. Cabe demonstrar que o fato imputado, intervir sem autorização, nunca existiu. A prova é documental: a autorização vigente à época, com a sua área e o seu objeto.

A tese tem limite, e convém reconhecê-lo. A autorização há de ser prévia e válida, de modo que a supressão anterior não se convalida por licença posterior. Quando a intervenção precedeu a licença, a defesa muda de terreno e passa a discutir a adesão a programa de regularização ambiental, com termo de compromisso em vigor, que suspende a exigibilidade do crédito enquanto cumpridas as obrigações.

De quem é o ônus de provar que a área é de reserva legal?

O ônus de provar que a área atingida integra a reserva legal ou a servidão florestal é do agente de fiscalização que lavrou o auto de infração, e não do autuado. A presunção de legitimidade do ato administrativo é relativa e pressupõe ato regular e motivado; onde falta a demonstração da elementar de local, a presunção não incide.

Essa inversão aparece com frequência na prática administrativa, e a defesa precisa recusá-la desde a impugnação. A autoridade julgadora não é parte, e sim quem decide; quem acusa é o agente autuante.

Os instrumentos probatórios são conhecidos: relatório de fiscalização, laudo técnico, imagem de satélite, Cadastro Ambiental Rural e georreferenciamento. Nenhum deles supre, isoladamente, a prova da elementar. A imagem de satélite demonstra a supressão da cobertura vegetal, não o regime jurídico da área sobre a qual ela recaiu.

O cadastro e o georreferenciamento operam nos dois sentidos, e é isso que a defesa aproveita. Servem à fiscalização quando revelam a sobreposição com a reserva legal. Servem ao autuado quando comprovam o excedente de reserva, a intervenção em área de uso alternativo, ou a transferência da posse antes do fato, o que rompe o nexo causal.

Quais são as nulidades mais comuns no auto de infração do art. 51?

As nulidades mais comuns do auto de infração do art. 51 reúnem-se em torno da falta de comprovação dos elementos do tipo, e não em torno de defeitos de forma. A primeira é a ausência de indicação e de prova de que a área era reserva legal ou servidão florestal, vício que se aproxima da própria atipicidade.

A segunda é a falta de especificação do verbo nuclear praticado. São quatro os verbos do art. 51, destruir, desmatar, danificar e explorar, e cada um descreve uma conduta materialmente distinta. O auto de infração que se limita a reproduzir o dispositivo, sem dizer qual conduta o autuado praticou, não narra o fato de que ele deveria defender-se.

A terceira é a ausência ou a deficiência de motivação, quando o auto de infração não indica com clareza os fatos, a autoria e os fundamentos da autuação. A deficiência da descrição compromete o contraditório e, quando acompanhada da falta de delimitação da área, atinge também a dosimetria, porque a multa é calculada por hectare.

Nem toda imprecisão, porém, anula. A jurisprudência admite descrição sucinta quando o auto de infração se harmoniza com o termo de vistoria e com o relatório de fiscalização, e recusa a nulidade quando a alteração é mero erro material. A alegação exige, por isso, demonstração de prejuízo concreto.

Daí uma consequência prática. A nulidade meramente formal, arguida isoladamente, enfraquece a peça. Articulada depois da atipicidade, a mesma alegação reforça o conjunto.

Como essas teses entram na defesa administrativa e na anulatória?

A ordem das teses na peça determina boa parte do seu resultado. Sustento, em primeiro lugar, a atipicidade pela inexistência de reserva legal ou pela localização da intervenção fora dela, porque é a alegação que extingue a imputação sem depender de juízo sobre a conduta do autuado.

Em segundo lugar vem a existência de autorização válida à época dos fatos, com a juntada do documento e a demonstração de que o seu objeto cobre a intervenção praticada. Essa tese também é extintiva, mas depende de prova documental que nem sempre o autuado detém no momento da impugnação.

Só então entram a ausência de prova da elementar de local e as nulidades da descrição, que operam como reforço e como alternativa. Subsidiariamente, pede-se a desclassificação para o art. 52 ou para o art. 51-A, conforme o caso, com a consequente redução da multa de R$ 5.000,00 para R$ 1.000,00 por hectare.

A desclassificação merece cautela. Tendo o autuado se defendido, na esfera administrativa, de intervenção em reserva legal, o reenquadramento posterior para o art. 52 modifica o fato descrito, e não apenas a etiqueta jurídica. O pedido correto passa a ser a nulidade, matéria ligada às nulidades do auto de infração por atipicidade e incompetência.

Na via administrativa, o requerimento de perícia tem função dupla. Produzida, a prova demonstra a sobreposição ou a sua ausência. Indeferida sem fundamentação idônea, cria um segundo vício, aproveitável na anulatória.

Que erros derrubam a defesa no art. 51?

O erro mais frequente é começar pela discussão da área e do valor, deixando a elementar de local para o fim. Quando a defesa aceita, por omissão, que a intervenção ocorreu em reserva legal, perde a tese que anularia o auto de infração e passa a litigar apenas sobre a quantidade de hectares.

Outro erro recorrente é alegar a ausência de averbação sem instruir a impugnação com a certidão da matrícula e o extrato do Cadastro Ambiental Rural. Alegação sem o documento que o autuado tem em mãos perde credibilidade.

Há também o erro de confundir a obrigação de recuperar com o fundamento da multa. A obrigação de conservar a reserva legal é real e acompanha o imóvel, transmitindo-se ao adquirente, mas isso vale para a reparação civil. A penalidade administrativa é pessoal e exige conduta e culpa do autuado.

Resta o erro de sustentar que o manejo em reserva legal é proibido. O manejo florestal sustentável é permitido pelo Código Florestal, mediante plano aprovado, e consiste na retirada seletiva de espécies de grande porte. Quem afirma a proibição entrega à Administração um argumento que ela não precisaria construir.

Checklist de leitura do auto de infração do art. 51

  1. Conferir se o auto de infração indica, expressamente, que a área atingida é reserva legal ou servidão florestal, e com que documento o agente o demonstrou.
  2. Lançar as coordenadas do auto de infração em ferramenta de geolocalização e confrontá-las com a matrícula, com o mapa da propriedade e com o polígono do Cadastro Ambiental Rural.
  3. Verificar se há excedente de reserva legal no imóvel e se a intervenção recaiu sobre área de uso alternativo do solo.
  4. Identificar qual dos quatro verbos nucleares foi imputado: destruir, desmatar, danificar ou explorar.
  5. Levantar todas as autorizações, licenças e planos de manejo vigentes à época dos fatos, com a respectiva área e objeto.
  6. Conferir a existência do relatório de fiscalização e do laudo técnico, e se a motivação do auto de infração remete a documentos efetivamente acessíveis ao autuado.
  7. Aferir a data da consumação e contar o prazo prescricional quinquenal da Lei 9.873/99, além da intercorrente trienal.
  8. Requerer a perícia de sobreposição e, se indeferida, consignar o cerceamento para a via judicial.

Perguntas frequentes sobre a infração do art. 51 do Decreto 6.514/08

Qual o valor da multa do art. 51 do Decreto 6.514/08?

A multa do art. 51 do Decreto 6.514/08 é de R$ 5.000,00 por hectare ou fração da área atingida. O cálculo por unidade de área torna a dimensão do polígono um elemento decisivo da dosimetria, de modo que a superestimação da área vicia o valor e autoriza a sua redução quando a perícia revela extensão menor do que a lançada no auto de infração.

Desmatar fora da reserva legal configura a infração do art. 51?

Não. O art. 51 exige que a intervenção ocorra em área de reserva legal ou servidão florestal. O desmate a corte raso fora da reserva legal, sem autorização da autoridade competente, configura a infração do art. 52 do Decreto 6.514/08, cuja multa é de R$ 1.000,00 por hectare ou fração. A distinção entre os dois dispositivos é a primeira verificação da defesa.

O manejo florestal em reserva legal é permitido?

Sim. O manejo florestal sustentável em reserva legal é permitido pelo Código Florestal, mediante Plano de Manejo Florestal Sustentável aprovado pelo órgão ambiental. O manejo consiste na retirada seletiva de espécies de grande porte, com aproveitamento do material lenhoso. A execução fora dos requisitos técnicos do plano configura a infração do art. 51-A, com multa de R$ 1.000,00 por hectare.

Qual o prazo de prescrição da infração do art. 51?

A pretensão punitiva prescreve em cinco anos, nos termos da Lei 9.873/99, contados da consumação, porque a supressão de vegetação é infração instantânea de efeitos permanentes. Incide também a prescrição intercorrente trienal pela paralisação do processo por mais de três anos sem ato idôneo de impulso. Quando o fato também configura crime, aplica-se o prazo da lei penal.

A autorização apresentada depois da autuação aproveita à defesa?

Depende de quando a autorização passou a existir. Vigente à época dos fatos e apenas não exibida no prazo da notificação, a infração não ocorreu e o auto de infração é nulo. Posterior à intervenção, a autorização não convalida o fato consumado, restando discutir a adesão a programa de regularização e a suspensão da exigibilidade.

Domine as infrações contra a flora na prática

A leitura de um auto de infração do art. 51 exige saber, antes da tese, onde procurar cada elemento. O curso Infrações Administrativas Ambientais Comentadas, do Direito Ambiental na Prática, percorre os arts. 43 a 60-A do Decreto 6.514/08 na ordem em que aparecem na fiscalização, com a leitura comentada de cada tipo e das suas elementares.

As aulas sobre infrações contra a flora tratam da fronteira entre os arts. 49, 50, 51, 51-A e 52, onde se concentram os enquadramentos equivocados e as autuações lavradas por satélite sem verificação em campo. O trabalho é feito sobre autuações reais, confrontando o que o agente escreveu no auto com o que o relatório de fiscalização demonstra.

Uma frente própria do curso é o tratamento probatório da elementar de local. O Cadastro Ambiental Rural, o georreferenciamento, a matrícula e a sobreposição de polígonos são examinados como instrumentos de defesa, com o roteiro de quesitos da perícia e os pedidos de produção de prova que a impugnação administrativa precisa conter para preservar a matéria na ação anulatória.

O curso também enfrenta as hipóteses-limite, aquelas em que o autuado efetivamente descumpriu o plano de manejo ou interveio sem licença. Nelas, a defesa é indireta, e o trabalho se concentra na desclassificação, na dosimetria, na proporcionalidade do embargo e na conversão da multa em serviços de preservação, com os requisitos que a jurisprudência tem exigido para cada medida.

O Direito Ambiental na Prática reúne nove cursos e mais de oitenta aulas ao vivo, todas gravadas e disponíveis para revisão, com capítulos de livro e material de apoio. Para conhecer a estrutura do curso de infrações administrativas e as aulas sobre as infrações contra a flora, acesse a página da Oficina de Infrações Administrativas Ambientais.

Conclusão

A defesa no art. 51 do Decreto 6.514/08 ganha ou perde na elementar de local, e essa constatação reorganiza a rotina de trabalho do escritório. A conferência da sobreposição entre o polígono autuado e o polígono da reserva legal deixa de ser diligência complementar e passa a ser o primeiro ato depois do recebimento da autuação.

Desse reposicionamento decorre uma exigência técnica concreta. O advogado que atua em matéria ambiental rural precisa operar, ainda que em nível básico, as ferramentas de geolocalização e os extratos do Cadastro Ambiental Rural, porque a tese depende de uma verificação que ninguém fará por ele no prazo de impugnação.

Nas autuações por imagem de satélite há um desdobramento que a prática vem confirmando. Conforme a fiscalização remota se generaliza, cresce a diferença entre a supressão de cobertura vegetal, que a imagem revela, e o regime jurídico da área, que a imagem não revela. É nessa diferença que a defesa trabalha.

Para a próxima peça, fica um parâmetro de triagem. Toda autuação do art. 51 que não traga, no corpo do auto de infração, a indicação documental da reserva legal e a delimitação do polígono atingido comporta impugnação por atipicidade e por ausência de prova da elementar, com pedido subsidiário de desclassificação para o art. 52.

Quando a mesma fiscalização alcança vegetação de especial preservação fora da reserva, o exame se desloca para a infração do art. 50 e a exigência de regime jurídico próprio. Alcançando a regeneração da vegetação, o enquadramento a verificar é o da infração do art. 48 por impedir a regeneração natural.

Cláudio Farenzena

Sobre o autor

Cláudio Farenzena

Cláudio Farenzena é advogado especialista em Direito Ambiental e do Agronegócio (OAB/SC 49.222 e OAB/MT 35.260/A), especialista em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do Direito Ambiental na Prática. Atua desde 2017 na defesa criminal ambiental, em crimes contra a fauna, a flora e o desmatamento.

Não perca

Próximas aulas ao vivo