Oficina Prática de Crimes Ambientais: Crimes de Poluição (art. 54) e Disseminação de Doença ou Praga (art. 61)Inscreva-se
Voltar para o início

Infrações Administrativas Ambientais Comentadas

Art. 50 do Decreto 6.514/08: destruir vegetação de especial preservação sem autorização

O art. 50 do Decreto 6.514/08 só se configura quando a vegetação suprimida tem regime jurídico próprio e especial definido em lei. Veja a distinção entre os arts. 49, 50 e 52, a exigência de dolo ou culpa e a individualização da conduta do autuado.

Cláudio Farenzena23 de outubro de 2026 14 min de leitura

O que o art. 50 do Decreto 6.514/08 pune?

O art. 50 do Decreto 6.514/08 pune destruir ou danificar florestas, ou qualquer tipo de vegetação nativa ou de espécies nativas plantadas, objeto de especial preservação, sem autorização ou licença da autoridade ambiental competente. A multa é de R$ 5.000,00 por hectare ou fração. A infração só se configura quando a vegetação atingida tem regime jurídico próprio e especial de conservação definido pela legislação.

"Art. 50. Destruir ou danificar florestas ou qualquer tipo de vegetação nativa ou de espécies nativas plantadas, objeto de especial preservação, sem autorização ou licença da autoridade ambiental competente: Multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por hectare ou fração." (Decreto 6.514/08, com a redação do Decreto 6.686/08)

Quando a autuação por supressão de vegetação chega ao escritório, ela já vem com o enquadramento feito e com o valor calculado por hectare. A primeira pergunta técnica não é se houve o desmate, e sim se a vegetação suprimida tinha o regime especial que o tipo exige. Faltando esse regime, a conduta não realiza o dispositivo.

O § 2º do art. 50 é o dispositivo que decide a maioria dessas defesas, porque reserva a especial preservação às florestas e demais formas de vegetação nativa que tenham regime jurídico próprio e especial de conservação ou preservação definido pela legislação. Sem lei que institua esse regime, a vegetação é de uso comum.

O objeto tutelado, aqui, não é a intangibilidade da vegetação, que pode ser suprimida quando autorizada, mas o controle prévio exercido pelo órgão ambiental. A consequência prática é direta: quem comprova a licença, ou comprova que a intervenção dela prescindia, retira a lesão ao bem jurídico protegido e esvazia a imputação.

Qual a diferença entre o art. 49 e o art. 50 do Decreto 6.514/08?

O art. 49 do Decreto 6.514/08 pune a supressão de vegetação insuscetível de autorização, aquela que não poderia ter sido suprimida de nenhum modo. O art. 50 pune a supressão de vegetação de especial preservação que poderia ter sido autorizada, mas foi executada sem a licença do órgão competente. A elementar distintiva, portanto, é a possibilidade jurídica da autorização.

Confundir os dois dispositivos altera a conduta imputada, e não apenas o número do artigo invocado. O autuado se defende dos fatos, e não do artigo de lei, de modo que a descrição de uma supressão autorizável enquadrada como supressão vedada compromete a motivação do ato e autoriza o reconhecimento da nulidade.

A elementar da ausência de licença também tem leitura rigorosa na jurisprudência, que equipara a autorização vencida à sua inexistência. Convém, por isso, levantar a vigência do documento antes de sustentar que a intervenção estava autorizada, porque a autorização expirada no momento da supressão não afasta a infração.

O que é vegetação de especial preservação e o que é vegetação de uso comum?

São de especial preservação, para os arts. 49 e 50 do Decreto 6.514/08, as florestas e as formas de vegetação nativa com regime jurídico próprio e especial definido pela legislação. Têm esse regime a Mata Atlântica, pela Lei 11.428/2006, e o Pantanal, pela legislação estadual de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Também recebem regime próprio as áreas de preservação permanente, a reserva legal e a vegetação situada em unidades de conservação, hipóteses em que a proteção especial decorre de norma expressa e verificável. Já a vegetação de uso comum submete-se apenas à exigência geral de autorização para supressão.

Dessa distinção vem a consequência econômica da defesa. A supressão de vegetação de uso comum sem licença configura a infração residual do art. 52 do Decreto 6.514/08, cuja multa é de R$ 1.000,00 por hectare, contra os R$ 5.000,00 por hectare do art. 50. O enquadramento no tipo mais gravoso quando a vegetação não é de especial preservação configura desvio de finalidade.

A prova do regime especial incumbe à Administração, não ao autuado. Uma autuação por desmatamento que não diz se a área era de especial preservação, e por qual norma, não descreve a infração de modo completo, e a atipicidade pode ser sustentada já na defesa administrativa.

Supressão de vegetação no Decreto 6.514/08: três enquadramentos possíveis
DispositivoVegetação atingidaLicençaMulta
Art. 49Insuscetível de autorizaçãoJuridicamente impossívelPor hectare ou fração, superior à do art. 50
Art. 50De especial preservação, com regime jurídico próprio definido em leiPossível, porém ausenteR$ 5.000,00 por hectare ou fração
Art. 52De uso comum, sem regime especialPossível, porém ausenteR$ 1.000,00 por hectare

A vegetação de Mata Atlântica secundária em estágio inicial de regeneração recebe acréscimo de R$ 500,00 por hectare sobre a multa do art. 50, o que torna a classificação do estágio sucessional um ponto de prova, e não um detalhe descritivo do relatório de fiscalização.

A responsabilidade pela infração do art. 50 é objetiva ou exige dolo ou culpa?

A responsabilidade administrativa pela infração do art. 50 é subjetiva, e exige dolo ou culpa e nexo causal. A tese de que a responsabilidade administrativa ambiental seria objetiva, ainda repetida em autuações e em decisões de primeira instância administrativa, não se sustenta no direito administrativo sancionador.

Reparar o dano e punir a infração são regimes distintos. A obrigação de recuperar a área degradada rege-se pela responsabilidade objetiva e acompanha o imóvel; a aplicação da multa reclama a demonstração de que o autuado praticou a conduta, com dolo ou culpa. Essa separação sustenta toda a defesa nesta matéria.

Daí decorre que a extensão do desmatamento não substitui a prova da autoria. O ônus de demonstrar o dolo ou a culpa e o nexo causal é do órgão fiscalizador, e a presunção de legitimidade do auto de infração é relativa, cedendo diante de prova técnica em sentido contrário.

Na prática, a autuação se desfaz em duas hipóteses recorrentes: quando a supressão ocorreu em área diversa daquela indicada no auto de infração e quando não há prova de quem a praticou. Em ambas, o vício atinge elemento do tipo, e não simples irregularidade formal sanável no curso do processo.

Quem pode ser autuado e como se exige a individualização da conduta?

Autua-se quem suprime a vegetação de especial preservação sem licença, pessoa física ou jurídica. A multa é pessoal e não decorre da simples titularidade do imóvel, de maneira que o auto de infração precisa apontar a conduta concreta de cada autuado, e não a sua relação com a área.

A natureza propter rem das obrigações ambientais, que acompanha o imóvel e vincula o adquirente, limita-se à reparação civil. A penalidade administrativa não se transmite pela cadeia dominial, e o adquirente, o arrendatário ou o herdeiro respondem apenas se tiverem, eles próprios, concorrido para a supressão.

Essa exigência de individualização produz um segundo efeito defensivo: impede a dupla autuação pelo mesmo fato contra pessoas distintas sem a discriminação da conduta de cada uma. Quando o órgão autua proprietário e posseiro pelo mesmo hectare, sem dizer o que cada um fez, a imputação é genérica.

Em uma autuação por supressão em imóvel rural adquirido dois anos depois do desmate detectado, a defesa não discute o dever de recompor, que persiste, e sim a imputação da multa a quem não praticou a conduta. São pretensões diferentes, e tratá-las no mesmo bloco argumentativo enfraquece as duas.

Como esses elementos entram na defesa administrativa e na peça?

A defesa direta ataca a materialidade: a infração não se configura porque a vegetação atingida não é de especial preservação, faltando elemento do tipo. A defesa indireta reconhece o fato narrado e acrescenta outro, como a ausência de razoabilidade e de proporcionalidade, a pequena propriedade rural ou a atividade de subsistência.

Essa separação tem efeito prático na ordem das alegações. As teses do processo administrativo são construídas pensando na ação judicial que pode vir depois, e sustentar a ausência de especial preservação já na defesa serve também para provocar a nulidade que será discutida no Judiciário, caso a autoridade julgadora não enfrente o argumento.

A medição da área merece atenção própria, porque a multa é calculada por hectare. Quando o órgão lança dez hectares no auto de infração e a instrução comprova cinco, há modificação do fato descrito, e não mero ajuste de cálculo. Antes de alegar, convém decidir em que momento processual essa prova rende mais.

Vale o paralelo com os dispositivos vizinhos da mesma matéria. A infração do art. 48 do Decreto 6.514/08, que pune impedir a regeneração natural, e a infração do art. 44, relativa ao corte de árvores em área de preservação permanente, exigem a mesma disciplina de verificar, antes de tudo, se o tipo invocado corresponde à vegetação efetivamente atingida.

O que dizem os tribunais sobre a especial preservação da vegetação amazônica?

A tese de maior rendimento neste tipo sustenta que a vegetação do Bioma Amazônico não é, por si só, objeto de especial preservação, porque a condição de patrimônio nacional atribuída pelo art. 225, § 4º, da Constituição é declaração de importância política, de eficácia programática, que não institui o regime jurídico próprio exigido pelo § 2º do art. 50.

Reconheço que a tese vem perdendo aceitação. Parte dos tribunais regionais atribui ao bioma proteção imediata pelo texto constitucional, dispensando lei infraconstitucional, e essa linha se consolidou nos últimos anos. Já se obtinha com mais frequência o acolhimento do argumento, e a mudança acompanhou a politização do tema.

A controvérsia não retira a utilidade do argumento, apenas muda a forma de apresentá-lo. Em lugar de enunciar a tese em abstrato, a defesa demonstra, no caso concreto, que nenhuma norma confere àquela área específica o regime de especial preservação, ônus que a legalidade estrita impõe à Administração sancionadora.

O mesmo raciocínio aparece na esfera penal, onde a correspondência entre a infração administrativa e o crime de dano a vegetação de especial preservação permite aproveitar prova produzida em um processo no outro. A absolvição penal própria, por inexistência do fato ou negativa de autoria, repercute na esfera administrativa e desconstitui o auto de infração.

Erros que afastam a tese de atipicidade

  • Sustentar a ausência de especial preservação sem indicar qual norma deveria instituir o regime e não o faz, o que transforma a tese em alegação genérica.
  • Tratar como idênticas a obrigação de recompor a área, que é propter rem, e a multa administrativa, que é pessoal, misturando pretensões de regimes distintos.
  • Admitir a área lançada no auto de infração sem conferir o georreferenciamento, quando a multa é calculada por hectare ou fração.
  • Alegar a existência de autorização sem verificar a sua vigência na data da supressão, dado que a licença vencida equivale à inexistente.
  • Deixar de impugnar a imputação genérica quando o auto de infração alcança proprietário e ocupante sem descrever a conduta de cada um.

Checklist para examinar o auto de infração lavrado pelo art. 50

  1. Verificar se o auto de infração afirma, e com base em qual norma, que a vegetação atingida é de especial preservação.
  2. Confrontar o enquadramento com os arts. 49 e 52 do Decreto 6.514/08, para identificar o tipo que corresponde aos fatos descritos.
  3. Conferir a existência, a validade e a vigência de autorização ou licença na data da intervenção.
  4. Medir a área atingida por documento técnico próprio e comparar com o hectare lançado na dosimetria.
  5. Examinar se há descrição individualizada da conduta de cada autuado, com indicação de dolo ou culpa e nexo causal.
  6. Registrar o estágio sucessional quando houver imputação de Mata Atlântica secundária inicial, pelo acréscimo de R$ 500,00 por hectare.

Perguntas frequentes

O que diferencia a infração do art. 50 da infração do art. 52 do Decreto 6.514/08?

A diferença está na vegetação atingida. O art. 50 exige vegetação de especial preservação, com regime jurídico próprio definido em lei, e comina multa de R$ 5.000,00 por hectare ou fração. O art. 52 alcança a vegetação de uso comum, sem regime especial, com multa de R$ 1.000,00 por hectare. O enquadramento no tipo mais gravoso sem a prova do regime especial é vício de finalidade.

A condição de patrimônio nacional torna a vegetação amazônica de especial preservação?

Para a tese defensiva, não. O art. 225, § 4º, da Constituição declara a importância do bioma, com eficácia programática, sem instituir o regime jurídico próprio e especial que o § 2º do art. 50 do Decreto 6.514/08 reclama. Parte da jurisprudência regional decide em sentido contrário, o que exige demonstrar, no caso concreto, a inexistência de norma que confira à área aquele regime.

O proprietário que não praticou o desmate pode ser autuado pelo art. 50?

Não pela simples titularidade. A multa administrativa é pessoal e reclama individualização da conduta, com dolo ou culpa e nexo causal. O adquirente, o arrendatário e o herdeiro respondem pela penalidade apenas se tiverem concorrido para a supressão, embora a obrigação de recompor a área possa alcançá-los pela natureza propter rem.

A responsabilidade propter rem alcança a multa ambiental?

A natureza propter rem das obrigações ambientais acompanha o imóvel no campo da reparação civil, como o dever de recuperar a área degradada. A penalidade administrativa não se transmite pela cadeia dominial, porque a sanção pressupõe a prática da conduta pelo autuado. Confundir os dois planos é o erro que mais compromete defesas nesta matéria.

A existência de licença afasta a infração do art. 50?

A licença válida e vigente na data da intervenção afasta a lesão ao bem jurídico tutelado, que é o controle prévio pelo órgão ambiental, e não funciona como simples atenuante. O mesmo efeito tem a demonstração de que a intervenção dispensava autorização. A autorização vencida, porém, equipara-se à sua inexistência.

Domine as infrações contra a flora do Decreto 6.514/08 na prática

O curso Infrações Administrativas Ambientais Comentadas, do Direito Ambiental na Prática, percorre o Decreto 6.514/08 artigo por artigo, e a aula dedicada às infrações contra a flora examina em sequência os arts. 48 a 52, que são justamente os dispositivos que a fiscalização troca entre si ao lavrar o auto de infração por supressão de vegetação.

Boa parte do trabalho dessa aula está na leitura do § 2º do art. 50 e na identificação, norma por norma, de quais vegetações têm regime jurídico próprio e especial. A Mata Atlântica e o Pantanal são tratados com a legislação que os sustenta, e os biomas sem lei específica recebem o enfrentamento que a tese de atipicidade exige.

A matéria da individualização da conduta é desenvolvida com a distinção entre reparar e punir, porque é nela que se concentram as autuações contra proprietários que compraram a área depois do desmate. O curso trabalha a redação dos pedidos de defesa e de recurso para que a impugnação da multa não contamine a discussão sobre a recomposição.

Também entram as hipóteses-limite da dosimetria por hectare: a área superestimada, o estágio sucessional mal classificado e o acréscimo de R$ 500,00 por hectare na Mata Atlântica secundária inicial. Cada hipótese vem com o roteiro de prova técnica correspondente e com o momento processual em que produzi-la rende mais.

Quem quiser acompanhar essa matéria com as aulas gravadas, os capítulos e os checklists de atuação encontra o conteúdo na página da Oficina de Infrações Administrativas Ambientais, no Direito Ambiental na Prática.

Conclusão

A infração do art. 50 do Decreto 6.514/08 depende de dois fatos que a Administração precisa provar de forma autônoma: que a vegetação atingida tinha regime jurídico próprio e especial de conservação e que a intervenção se deu sem a licença exigível. A falha em qualquer um deles basta para desconstituir a autuação.

Para a próxima peça, a ordem de exame rende mais do que a ordem de alegação. Identificar primeiro qual norma confere o regime especial à área concreta permite decidir se a defesa será direta, pela atipicidade, ou indireta, pela desproporção e pelas circunstâncias do autuado, e essa escolha muda a prova que será requerida.

A individualização da conduta é o segundo ponto a trabalhar, sobretudo em imóveis rurais com alteração recente de titularidade. Separar, na petição, o pedido relativo à multa do pedido relativo à recomposição evita que a resposta do órgão trate as duas pretensões como uma só e preserva o argumento para a fase judicial.

Quanto à vegetação amazônica, a tese de atipicidade segue disponível, com a honestidade de reconhecer a resistência jurisprudencial. O caminho que ainda produz resultado é documental: demonstrar, para aquela área específica, a inexistência de norma instituidora do regime especial, e não repetir o argumento em abstrato. É o que a legalidade estrita autoriza exigir de quem sanciona.

Cláudio Farenzena

Sobre o autor

Cláudio Farenzena

Cláudio Farenzena é advogado especialista em Direito Ambiental e do Agronegócio (OAB/SC 49.222 e OAB/MT 35.260/A), especialista em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do Direito Ambiental na Prática. Atua desde 2017 na defesa criminal ambiental, em crimes contra a fauna, a flora e o desmatamento.

Não perca

Próximas aulas ao vivo