O que a presunção de legitimidade do auto de infração realmente cobre?
A presunção cobre o que o agente de fiscalização presenciou e registrou. Não cobre a conclusão que ele extraiu de um alerta de sistema, de um cruzamento cadastral ou de uma imagem que não confirmou em campo. A distinção parece sutil e decide a maior parte das autuações lavradas remotamente.
Há uma segunda precisão que convém fazer na peça, e que ordena todo o raciocínio. Não é a Administração, em abstrato, que deixou de comprovar a infração: é o agente de fiscalização, porque ele é o acusador. A autoridade julgadora, que também integra o órgão, apenas aprecia o que aquele demonstrou.
Dessa separação de papéis a defesa extrai dois pedidos distintos. Ao agente de fiscalização dirige a falta de prova da conduta; ao julgador, a ausência de exame da contraprova, que é vício de motivação autônomo.
Incide, ainda, a regra de que a dúvida beneficia o autuado, própria do direito administrativo sancionador. A sanção pressupõe a certeza do ilícito, e a incerteza razoável sobre o fato ou sobre a autoria milita em favor de quem se defende.
Como funciona a dinâmica de ida e volta do ônus da prova?
A prova no processo administrativo funciona por devolução sucessiva. Produzida a prova pela Administração, transfere-se ao autuado o ônus de infirmá-la; apresentada a contraprova, o ônus retorna ao órgão, que precisa enfrentá-la de forma expressa.
O instrumento dessa devolução é a contradita. Alegado pelo autuado que o agente não comprovou a infração, a autoridade julgadora tem de remeter o processo ao autuante para manifestação, e só então decidir com os dois lados postos.
A consequência do descumprimento é conhecida e rende nulidade. A decisão que não examina o que a defesa alegou é decisão sem motivação, e o vício alcança o julgamento, não apenas a instrução, como desenvolvo na análise do ônus da prova no auto de infração ambiental.
Registro a corrente contrária, forte no Superior Tribunal de Justiça, que confere ao documento público ambiental presunção apta a inverter o ônus, invocando a Súmula 618 daquele Tribunal, segundo a qual a inversão do ônus da prova aplica-se às ações de degradação ambiental.
Não acato a transposição automática dessa orientação ao processo sancionador. A Súmula 618 foi construída para a reparação civil do dano, regida pelo risco, e a punição administrativa exige conduta, culpa e nexo, que a inversão probatória não supre.
A imagem de satélite e o Cadastro Ambiental Rural provam a infração?
Não provam, sozinhos. A imagem de satélite, o Cadastro Ambiental Rural, o SIGEF e o georreferenciamento localizam o indício e apontam a alteração da cobertura vegetal, mas não dizem quem agiu, quando agiu nem com que ânimo.
O auto de infração lavrado apenas com esses elementos descreve o que se vê, e não o que se imputa. Por isso a jurisprudência mais atenta exige a confirmação em campo quando há dúvida técnica, conflito possessório ou indefinição de data, embora parte expressiva dos tribunais repute o sensoriamento remoto meio idôneo e suficiente.
A indefinição temporal tem consequência prática que a defesa costuma desperdiçar. Quando as capturas são espaçadas no tempo, a data da conduta permanece incerta, e se sustenta a adoção da data mais benéfica ao autuado, sobretudo para o cômputo da prescrição.
Existe, ainda, o limite normativo do meio. Onde a legislação admite o sensoriamento remoto para o desmatamento e o veda para a queimada em área agropastoril, a autuação de conduta diversa por esse meio é ilegal por falta de previsão, e cabe à defesa cotejar o meio empregado com a norma que o autoriza.
A advertência estratégica, aqui, é a que mais falta nas defesas apressadas. Impugnar a imagem como se ela nada provasse pode levar a autoridade a determinar a vistoria em campo, que confirma a supressão e agrava a autuação.
Já vi esse movimento arruinar defesas boas. A impugnação que rende é a técnica, dirigida à resolução da imagem, à data da captura e à correspondência do polígono com a matrícula, como detalho na análise da autuação ambiental por imagem de satélite.
Quando o laudo técnico e o relatório de fiscalização são indispensáveis?
O relatório de fiscalização é documento obrigatório, e a sua ausência compromete o contraditório, porque sem ele o autuado não conhece os fundamentos técnicos da acusação nem pode contrastá-los. A defesa requer a sua juntada integral já na abertura, antes de qualquer discussão de mérito.
Instrução normativa do IBAMA editada no início da década passada chegou a arrolar expressamente a ausência do relatório como causa de nulidade do processo. Quem examina autuações mais antigas deve verificar a norma vigente à época, porque ali o vício vinha cominado em texto.
O laudo técnico, por sua vez, é insubstituível nas infrações cuja definição depende de perícia. A poluição do art. 61 do Decreto 6.514/2008 exige a demonstração de níveis capazes de causar dano; a classificação do estágio de regeneração e a identificação botânica da madeira reclamam profissional habilitado.
Nessas hipóteses, a afirmação do agente de fiscalização, sem o suporte do laudo, é opinião técnica sem lastro, e a sua falta configura vício de motivação, não mera irregularidade formal. A defesa exige a prova técnica que a própria norma pressupõe, como trato na discussão sobre o auto de infração ambiental sem relatório de fiscalização.
A competência de quem subscreve o laudo é o ponto mais fino e mais controvertido. Reconheço que a jurisprudência resiste a declarar a incapacidade técnica do autuante, em nome do poder de polícia, o que obriga a defesa a demonstrar o erro concreto da conclusão, e não a mera falta de formação de quem a assinou.
O que cada meio de prova demonstra no processo administrativo ambiental
| Meio de prova | O que demonstra | O que não demonstra | Tese de defesa |
| Imagem de satélite | Alteração da cobertura vegetal e localização aproximada do polígono | Autoria, data exata e elemento subjetivo | Necessidade de confirmação em campo; data mais benéfica para a prescrição |
| Cadastro Ambiental Rural e SIGEF | Declaração do próprio administrado e limites cadastrais | Prática da conduta e nexo causal | Indício documental não substitui a prova da infração |
| Relatório de fiscalização | O que o agente presenciou e registrou em campo | O que foi apenas inferido de sistema ou alerta | Nulidade por ausência de juntada e por motivação deficiente |
| Laudo técnico | Níveis de poluição, estágio sucessional, identificação botânica | Nada, quando ausente nas infrações que o exigem | Vício de motivação pela falta de perícia exigida pela norma |
| Imagem de drone | Registro visual aéreo do local | Validade do meio, se ausentes registro e autorização de voo | Ilicitude da prova, art. 5º, LVI, da Constituição; insuficiência da imagem |
A prova por drone sem registro na ANAC é nula?
Entendo que sim, e sustento essa tese desde o treinamento presencial que ministrei em Roraima, quando a questão foi levantada pelos participantes. A regulamentação da autoridade de aviação civil condiciona o voo da aeronave remotamente pilotada ao registro e à autorização próprios, e a captação à margem desses requisitos retira à prova o seu fundamento de validade.
O fundamento é duplo e deve ser invocado por inteiro. De um lado, a garantia do art. 5º, LVI, da Constituição, que torna inadmissíveis as provas obtidas por meios ilícitos; de outro, a norma administrativa que disciplina o voo, cuja inobservância vicia a captação.
A analogia que sustenta o raciocínio é conhecida no direito administrativo sancionador. A medição de alcoolemia feita por aparelho sem homologação no órgão metrológico, ou com aferição vencida, produz prova nula, e a autuação que nela se apoia perde o fundamento de validade.
Reconheço que a tese está em construção e ainda não conta com precedente ambiental específico. Não localizei julgado que afaste auto de infração ambiental por ilicitude da prova ou por derivação, e o único precedente substantivo sobre prova migrada é disciplinar e contrário.
Esse precedente é o MS 22.135/DF, publicado em 24/11/2015, no qual o Superior Tribunal de Justiça admitiu a prova emprestada no processo administrativo disciplinar e remeteu a discussão da ilicitude da interceptação à ação penal. A acusação tende a invocá-lo para blindar prova migrada, e a defesa precisa sustentar a contaminação e a via adequada de impugnação.
A teoria dos frutos da árvore envenenada é o segundo fundamento, e opera sobre a prova derivada. Reconhecida a ilicitude da prova originária, contaminam-se as que dela decorrem, de modo que a nulidade alcança o conjunto probatório, e não apenas o meio viciado.
Em que esfera deduzir a tese da prova ilícita?
A escolha do momento integra a própria estratégia, e errá-la custa o resultado. Na via administrativa, arguir a ilicitude da prova quando o autuado de fato praticou a conduta provoca a produção de prova nova e regular pelo órgão, que refaz o que estava viciado.
Quando a infração ocorreu, portanto, reservo a tese para a esfera judicial. Ali a nulidade da prova, uma vez reconhecida, contamina o conjunto e não se refaz no mesmo processo, o que produz efeito muito mais amplo do que a impugnação técnica isolada.
A mesma prudência vale para o pedido de diligência e para o laudo de assistente técnico, tema que desenvolvo na análise sobre produção de provas na defesa administrativa ambiental. Produzir prova contrária quando o autuado é responsável pelo fato costuma render ao órgão a chance de produzir prova melhor.
Há um pressuposto que precede tudo isso, e que repito em sala. Trabalhe sempre com a hipótese de que o relato recebido não é completo, porque a defesa construída sobre uma negativa que a imagem desmente compromete as três esferas de responsabilidade ao mesmo tempo.
Como esse regime entra na defesa administrativa?
A defesa probatória começa por um pedido documental, e não por uma tese. Requer-se a juntada integral do relatório de fiscalização, das fotografias com coordenadas e metadados, do laudo técnico e das imagens com data de captura e resolução declaradas.
Em seguida vem a delimitação do que a presunção alcança. A peça separa, item a item, o que o agente afirma ter presenciado e o que ele inferiu de sistema, e pede que a autoridade reconheça a ausência de fé pública quanto ao segundo grupo.
A contradita é o terceiro movimento, e precisa ser expressa. Apresentada a contraprova, pede-se a remessa ao autuante para manifestação e, na decisão, o enfrentamento de cada ponto, sob pena de nulidade por falta de motivação.
Lembro, por último, que o art. 15 do Código de Processo Civil autoriza a aplicação supletiva das suas disposições ao processo administrativo. Uso esse dispositivo para requerer a tutela de urgência do art. 300 ainda na fase administrativa, o que demonstra ao juízo, mais tarde, que a urgência foi alegada desde a origem.
Erros que comprometem a prova da defesa
- Alegar genericamente que "não há prova", sem apontar o que falta, provocando a vistoria em campo que valida a autuação.
- Produzir laudo de assistente técnico na fase administrativa quando a infração de fato ocorreu.
- Confundir a presunção de legitimidade com prova acabada e aceitar que o ônus da contraprova é integralmente do autuado.
- Deixar de requerer a contradita e, com ela, a devolução do ônus ao agente autuante.
- Transpor a Súmula 618 do STJ ao processo sancionador sem distinguir reparação civil de punição administrativa.
- Arguir a ilicitude da prova por drone na fase administrativa quando o fato é incontroverso.
Checklist de impugnação probatória
- Requerer a juntada integral do relatório de fiscalização e dos anexos técnicos.
- Separar, no auto de infração, o que foi presenciado em campo do que foi inferido de sistema.
- Conferir data, resolução e correspondência do polígono com a matrícula do imóvel.
- Verificar se a norma aplicável admite o sensoriamento remoto para aquela conduta específica.
- Apurar se a infração exige laudo técnico e se o laudo existe nos autos.
- Registrar a origem da imagem aérea e a existência de registro e autorização de voo.
- Formular a contradita e pedir o enfrentamento expresso de cada ponto na decisão.
- Decidir, antes de peticionar, que teses ficam reservadas ao Judiciário.
Perguntas frequentes
A presunção de legitimidade do auto de infração inverte o ônus da prova?
Não inverte de forma definitiva. A presunção é relativa e dispensa a Administração de iniciar provando, mas não a exonera de demonstrar a infração quando o autuado apresenta contraprova concreta. Produzida a contradita, o ônus retorna ao órgão, que precisa enfrentá-la de modo expresso na decisão, sob pena de nulidade por ausência de motivação.
Auto de infração lavrado só por imagem de satélite é nulo?
Não é nulo por si, mas é insuficiente quando a infração depende de autoria, data certa ou elemento subjetivo. A imagem demonstra a alteração da cobertura vegetal e localiza o polígono, sem dizer quem praticou a conduta nem quando. Havendo dúvida técnica, conflito possessório ou indefinição temporal, cabe exigir a confirmação em campo.
A falta de relatório de fiscalização anula o processo administrativo ambiental?
Compromete o contraditório e sustenta o pedido de nulidade, porque o relatório é o documento que traduz tecnicamente o que o auto de infração afirma. Sem acesso a ele, o autuado não conhece os fundamentos da acusação. Normas anteriores do órgão federal chegaram a prever expressamente a sua ausência como causa de nulidade.
Imagem feita por drone serve como prova em autuação ambiental?
Serve enquanto registro visual, mas a sua validade depende do cumprimento da regulamentação de aviação civil quanto ao registro da aeronave e à autorização de voo. Sustenta-se a nulidade da prova captada à margem desses requisitos, por analogia com o aparelho de medição não homologado. A tese ainda não tem precedente ambiental específico.
Quando convém arguir a prova ilícita na defesa administrativa?
Convém quando a tese é consistente e o fato é efetivamente controvertido. Se a infração ocorreu, a arguição na fase administrativa tende a provocar a produção de prova nova e regular pelo órgão. Nessa hipótese, a tese rende mais na esfera judicial, onde a nulidade reconhecida contamina o conjunto probatório.
O Código de Processo Civil se aplica ao processo administrativo ambiental?
Aplica-se supletiva e subsidiariamente, na forma do art. 15 do Código de Processo Civil, quando a legislação do processo administrativo for omissa. Essa autorização permite invocar institutos processuais na defesa administrativa, como a tutela de urgência do art. 300, com ganho de coerência quando a discussão migrar para o Judiciário.