Oficina Prática de Crimes Ambientais: Crimes de Poluição (art. 54) e Disseminação de Doença ou Praga (art. 61)Inscreva-se
Voltar para o início

Processo Administrativo e Sanções Ambientais

Prova no processo administrativo ambiental: os limites da presunção de legitimidade

O ônus de provar a infração é do agente de fiscalização, e a presunção de legitimidade do auto cobre apenas o que ele constatou em campo. Veja o que imagem de satélite, CAR, laudo técnico e imagem de drone provam, o que não provam, e como impugnar cada meio na defesa administrativa.

Cláudio Farenzena31 de outubro de 2026 15 min de leitura

A quem cabe provar a infração no processo administrativo ambiental?

O ônus de provar a infração é da Administração, e recai sobre o agente de fiscalização que a constatou, não sobre a autoridade julgadora. A presunção de veracidade do auto de infração é relativa e cobre apenas o que o agente atestou ter presenciado em campo. O que ele apenas inferiu de um sistema não goza de fé pública.

A tese mais repetida pela Administração em contestação é a de que o ato administrativo tem presunção de legitimidade e não comporta revisão. Comporta, e deve comportar, porque a presunção dispensa o órgão de iniciar provando, sem exonerá-lo de provar quando o autuado contesta com elementos concretos.

Saber o que cada meio de prova demonstra separa a defesa que anula da defesa que apenas discorda. Na minha experiência, mais de setenta por cento dos processos administrativos ambientais carregam alguma nulidade, e quase sempre ela está na prova.

O que a presunção de legitimidade do auto de infração realmente cobre?

A presunção cobre o que o agente de fiscalização presenciou e registrou. Não cobre a conclusão que ele extraiu de um alerta de sistema, de um cruzamento cadastral ou de uma imagem que não confirmou em campo. A distinção parece sutil e decide a maior parte das autuações lavradas remotamente.

Há uma segunda precisão que convém fazer na peça, e que ordena todo o raciocínio. Não é a Administração, em abstrato, que deixou de comprovar a infração: é o agente de fiscalização, porque ele é o acusador. A autoridade julgadora, que também integra o órgão, apenas aprecia o que aquele demonstrou.

Dessa separação de papéis a defesa extrai dois pedidos distintos. Ao agente de fiscalização dirige a falta de prova da conduta; ao julgador, a ausência de exame da contraprova, que é vício de motivação autônomo.

Incide, ainda, a regra de que a dúvida beneficia o autuado, própria do direito administrativo sancionador. A sanção pressupõe a certeza do ilícito, e a incerteza razoável sobre o fato ou sobre a autoria milita em favor de quem se defende.

Como funciona a dinâmica de ida e volta do ônus da prova?

A prova no processo administrativo funciona por devolução sucessiva. Produzida a prova pela Administração, transfere-se ao autuado o ônus de infirmá-la; apresentada a contraprova, o ônus retorna ao órgão, que precisa enfrentá-la de forma expressa.

O instrumento dessa devolução é a contradita. Alegado pelo autuado que o agente não comprovou a infração, a autoridade julgadora tem de remeter o processo ao autuante para manifestação, e só então decidir com os dois lados postos.

A consequência do descumprimento é conhecida e rende nulidade. A decisão que não examina o que a defesa alegou é decisão sem motivação, e o vício alcança o julgamento, não apenas a instrução, como desenvolvo na análise do ônus da prova no auto de infração ambiental.

Registro a corrente contrária, forte no Superior Tribunal de Justiça, que confere ao documento público ambiental presunção apta a inverter o ônus, invocando a Súmula 618 daquele Tribunal, segundo a qual a inversão do ônus da prova aplica-se às ações de degradação ambiental.

Não acato a transposição automática dessa orientação ao processo sancionador. A Súmula 618 foi construída para a reparação civil do dano, regida pelo risco, e a punição administrativa exige conduta, culpa e nexo, que a inversão probatória não supre.

A imagem de satélite e o Cadastro Ambiental Rural provam a infração?

Não provam, sozinhos. A imagem de satélite, o Cadastro Ambiental Rural, o SIGEF e o georreferenciamento localizam o indício e apontam a alteração da cobertura vegetal, mas não dizem quem agiu, quando agiu nem com que ânimo.

O auto de infração lavrado apenas com esses elementos descreve o que se vê, e não o que se imputa. Por isso a jurisprudência mais atenta exige a confirmação em campo quando há dúvida técnica, conflito possessório ou indefinição de data, embora parte expressiva dos tribunais repute o sensoriamento remoto meio idôneo e suficiente.

A indefinição temporal tem consequência prática que a defesa costuma desperdiçar. Quando as capturas são espaçadas no tempo, a data da conduta permanece incerta, e se sustenta a adoção da data mais benéfica ao autuado, sobretudo para o cômputo da prescrição.

Existe, ainda, o limite normativo do meio. Onde a legislação admite o sensoriamento remoto para o desmatamento e o veda para a queimada em área agropastoril, a autuação de conduta diversa por esse meio é ilegal por falta de previsão, e cabe à defesa cotejar o meio empregado com a norma que o autoriza.

A advertência estratégica, aqui, é a que mais falta nas defesas apressadas. Impugnar a imagem como se ela nada provasse pode levar a autoridade a determinar a vistoria em campo, que confirma a supressão e agrava a autuação.

Já vi esse movimento arruinar defesas boas. A impugnação que rende é a técnica, dirigida à resolução da imagem, à data da captura e à correspondência do polígono com a matrícula, como detalho na análise da autuação ambiental por imagem de satélite.

Quando o laudo técnico e o relatório de fiscalização são indispensáveis?

O relatório de fiscalização é documento obrigatório, e a sua ausência compromete o contraditório, porque sem ele o autuado não conhece os fundamentos técnicos da acusação nem pode contrastá-los. A defesa requer a sua juntada integral já na abertura, antes de qualquer discussão de mérito.

Instrução normativa do IBAMA editada no início da década passada chegou a arrolar expressamente a ausência do relatório como causa de nulidade do processo. Quem examina autuações mais antigas deve verificar a norma vigente à época, porque ali o vício vinha cominado em texto.

O laudo técnico, por sua vez, é insubstituível nas infrações cuja definição depende de perícia. A poluição do art. 61 do Decreto 6.514/2008 exige a demonstração de níveis capazes de causar dano; a classificação do estágio de regeneração e a identificação botânica da madeira reclamam profissional habilitado.

Nessas hipóteses, a afirmação do agente de fiscalização, sem o suporte do laudo, é opinião técnica sem lastro, e a sua falta configura vício de motivação, não mera irregularidade formal. A defesa exige a prova técnica que a própria norma pressupõe, como trato na discussão sobre o auto de infração ambiental sem relatório de fiscalização.

A competência de quem subscreve o laudo é o ponto mais fino e mais controvertido. Reconheço que a jurisprudência resiste a declarar a incapacidade técnica do autuante, em nome do poder de polícia, o que obriga a defesa a demonstrar o erro concreto da conclusão, e não a mera falta de formação de quem a assinou.

O que cada meio de prova demonstra no processo administrativo ambiental
Meio de provaO que demonstraO que não demonstraTese de defesa
Imagem de satéliteAlteração da cobertura vegetal e localização aproximada do polígonoAutoria, data exata e elemento subjetivoNecessidade de confirmação em campo; data mais benéfica para a prescrição
Cadastro Ambiental Rural e SIGEFDeclaração do próprio administrado e limites cadastraisPrática da conduta e nexo causalIndício documental não substitui a prova da infração
Relatório de fiscalizaçãoO que o agente presenciou e registrou em campoO que foi apenas inferido de sistema ou alertaNulidade por ausência de juntada e por motivação deficiente
Laudo técnicoNíveis de poluição, estágio sucessional, identificação botânicaNada, quando ausente nas infrações que o exigemVício de motivação pela falta de perícia exigida pela norma
Imagem de droneRegistro visual aéreo do localValidade do meio, se ausentes registro e autorização de vooIlicitude da prova, art. 5º, LVI, da Constituição; insuficiência da imagem

A prova por drone sem registro na ANAC é nula?

Entendo que sim, e sustento essa tese desde o treinamento presencial que ministrei em Roraima, quando a questão foi levantada pelos participantes. A regulamentação da autoridade de aviação civil condiciona o voo da aeronave remotamente pilotada ao registro e à autorização próprios, e a captação à margem desses requisitos retira à prova o seu fundamento de validade.

O fundamento é duplo e deve ser invocado por inteiro. De um lado, a garantia do art. 5º, LVI, da Constituição, que torna inadmissíveis as provas obtidas por meios ilícitos; de outro, a norma administrativa que disciplina o voo, cuja inobservância vicia a captação.

A analogia que sustenta o raciocínio é conhecida no direito administrativo sancionador. A medição de alcoolemia feita por aparelho sem homologação no órgão metrológico, ou com aferição vencida, produz prova nula, e a autuação que nela se apoia perde o fundamento de validade.

Reconheço que a tese está em construção e ainda não conta com precedente ambiental específico. Não localizei julgado que afaste auto de infração ambiental por ilicitude da prova ou por derivação, e o único precedente substantivo sobre prova migrada é disciplinar e contrário.

Esse precedente é o MS 22.135/DF, publicado em 24/11/2015, no qual o Superior Tribunal de Justiça admitiu a prova emprestada no processo administrativo disciplinar e remeteu a discussão da ilicitude da interceptação à ação penal. A acusação tende a invocá-lo para blindar prova migrada, e a defesa precisa sustentar a contaminação e a via adequada de impugnação.

A teoria dos frutos da árvore envenenada é o segundo fundamento, e opera sobre a prova derivada. Reconhecida a ilicitude da prova originária, contaminam-se as que dela decorrem, de modo que a nulidade alcança o conjunto probatório, e não apenas o meio viciado.

Em que esfera deduzir a tese da prova ilícita?

A escolha do momento integra a própria estratégia, e errá-la custa o resultado. Na via administrativa, arguir a ilicitude da prova quando o autuado de fato praticou a conduta provoca a produção de prova nova e regular pelo órgão, que refaz o que estava viciado.

Quando a infração ocorreu, portanto, reservo a tese para a esfera judicial. Ali a nulidade da prova, uma vez reconhecida, contamina o conjunto e não se refaz no mesmo processo, o que produz efeito muito mais amplo do que a impugnação técnica isolada.

A mesma prudência vale para o pedido de diligência e para o laudo de assistente técnico, tema que desenvolvo na análise sobre produção de provas na defesa administrativa ambiental. Produzir prova contrária quando o autuado é responsável pelo fato costuma render ao órgão a chance de produzir prova melhor.

Há um pressuposto que precede tudo isso, e que repito em sala. Trabalhe sempre com a hipótese de que o relato recebido não é completo, porque a defesa construída sobre uma negativa que a imagem desmente compromete as três esferas de responsabilidade ao mesmo tempo.

Como esse regime entra na defesa administrativa?

A defesa probatória começa por um pedido documental, e não por uma tese. Requer-se a juntada integral do relatório de fiscalização, das fotografias com coordenadas e metadados, do laudo técnico e das imagens com data de captura e resolução declaradas.

Em seguida vem a delimitação do que a presunção alcança. A peça separa, item a item, o que o agente afirma ter presenciado e o que ele inferiu de sistema, e pede que a autoridade reconheça a ausência de fé pública quanto ao segundo grupo.

A contradita é o terceiro movimento, e precisa ser expressa. Apresentada a contraprova, pede-se a remessa ao autuante para manifestação e, na decisão, o enfrentamento de cada ponto, sob pena de nulidade por falta de motivação.

Lembro, por último, que o art. 15 do Código de Processo Civil autoriza a aplicação supletiva das suas disposições ao processo administrativo. Uso esse dispositivo para requerer a tutela de urgência do art. 300 ainda na fase administrativa, o que demonstra ao juízo, mais tarde, que a urgência foi alegada desde a origem.

Erros que comprometem a prova da defesa

  • Alegar genericamente que "não há prova", sem apontar o que falta, provocando a vistoria em campo que valida a autuação.
  • Produzir laudo de assistente técnico na fase administrativa quando a infração de fato ocorreu.
  • Confundir a presunção de legitimidade com prova acabada e aceitar que o ônus da contraprova é integralmente do autuado.
  • Deixar de requerer a contradita e, com ela, a devolução do ônus ao agente autuante.
  • Transpor a Súmula 618 do STJ ao processo sancionador sem distinguir reparação civil de punição administrativa.
  • Arguir a ilicitude da prova por drone na fase administrativa quando o fato é incontroverso.

Checklist de impugnação probatória

  1. Requerer a juntada integral do relatório de fiscalização e dos anexos técnicos.
  2. Separar, no auto de infração, o que foi presenciado em campo do que foi inferido de sistema.
  3. Conferir data, resolução e correspondência do polígono com a matrícula do imóvel.
  4. Verificar se a norma aplicável admite o sensoriamento remoto para aquela conduta específica.
  5. Apurar se a infração exige laudo técnico e se o laudo existe nos autos.
  6. Registrar a origem da imagem aérea e a existência de registro e autorização de voo.
  7. Formular a contradita e pedir o enfrentamento expresso de cada ponto na decisão.
  8. Decidir, antes de peticionar, que teses ficam reservadas ao Judiciário.

Perguntas frequentes

A presunção de legitimidade do auto de infração inverte o ônus da prova?

Não inverte de forma definitiva. A presunção é relativa e dispensa a Administração de iniciar provando, mas não a exonera de demonstrar a infração quando o autuado apresenta contraprova concreta. Produzida a contradita, o ônus retorna ao órgão, que precisa enfrentá-la de modo expresso na decisão, sob pena de nulidade por ausência de motivação.

Auto de infração lavrado só por imagem de satélite é nulo?

Não é nulo por si, mas é insuficiente quando a infração depende de autoria, data certa ou elemento subjetivo. A imagem demonstra a alteração da cobertura vegetal e localiza o polígono, sem dizer quem praticou a conduta nem quando. Havendo dúvida técnica, conflito possessório ou indefinição temporal, cabe exigir a confirmação em campo.

A falta de relatório de fiscalização anula o processo administrativo ambiental?

Compromete o contraditório e sustenta o pedido de nulidade, porque o relatório é o documento que traduz tecnicamente o que o auto de infração afirma. Sem acesso a ele, o autuado não conhece os fundamentos da acusação. Normas anteriores do órgão federal chegaram a prever expressamente a sua ausência como causa de nulidade.

Imagem feita por drone serve como prova em autuação ambiental?

Serve enquanto registro visual, mas a sua validade depende do cumprimento da regulamentação de aviação civil quanto ao registro da aeronave e à autorização de voo. Sustenta-se a nulidade da prova captada à margem desses requisitos, por analogia com o aparelho de medição não homologado. A tese ainda não tem precedente ambiental específico.

Quando convém arguir a prova ilícita na defesa administrativa?

Convém quando a tese é consistente e o fato é efetivamente controvertido. Se a infração ocorreu, a arguição na fase administrativa tende a provocar a produção de prova nova e regular pelo órgão. Nessa hipótese, a tese rende mais na esfera judicial, onde a nulidade reconhecida contamina o conjunto probatório.

O Código de Processo Civil se aplica ao processo administrativo ambiental?

Aplica-se supletiva e subsidiariamente, na forma do art. 15 do Código de Processo Civil, quando a legislação do processo administrativo for omissa. Essa autorização permite invocar institutos processuais na defesa administrativa, como a tutela de urgência do art. 300, com ganho de coerência quando a discussão migrar para o Judiciário.

Aprofunde a prova e as teses de defesa no processo administrativo

O regime probatório do processo administrativo ambiental não está escrito em um único diploma. Ele se monta com a Constituição, com a lei geral do processo administrativo, com o Decreto 6.514/2008 e com as normas internas de cada órgão, e é essa montagem que o curso Processo Administrativo e Sanções Ambientais, do Direito Ambiental na Prática, reconstrói passo a passo.

A aula dedicada ao processo, à prova e às teses de defesa percorre a dinâmica da contradita com exemplos de peças reais, mostrando onde o pedido se formula e que redação faz a autoridade devolver o processo ao agente autuante. Esse é o movimento que produz nulidade por falta de motivação, e ele depende de forma, não de retórica.

O curso trata, no mesmo módulo, da leitura técnica da imagem de satélite e dos sistemas cadastrais, com o roteiro de conferência de data, resolução e polígono, e com a discussão de quando a impugnação ajuda e quando provoca a vistoria que agrava a autuação.

Há ainda o bloco de teses avançadas, que inclui a prova ilícita e a prova derivada no direito administrativo sancionador, a ilegalidade da norma infralegal e a insignificância na esfera administrativa, com a indicação honesta de onde o acervo jurisprudencial é escasso.

Quem atua em defesa administrativa encontra ali os modelos de requerimento de diligência, os quesitos para o assistente técnico e o roteiro de decisão sobre o que alegar agora e o que reservar para o Judiciário. Conheça o curso Processo Administrativo e Sanções Ambientais e acompanhe os demais módulos da matéria.

Conclusão

O regime da prova decide mais autuações do que qualquer tese de mérito. Saber que a presunção cobre apenas o constatado em campo, e que o ônus retorna ao órgão depois da contradita, transforma a defesa administrativa em instrumento de nulidade, e não em simples manifestação de discordância.

Para a próxima peça, a consequência é de método. Comece pelo pedido documental, delimite o que a presunção alcança, formule a contradita de modo expresso e só então discuta o mérito, porque a ordem dos atos é o que produz o vício de motivação quando o órgão não responde.

O desdobramento que mais cresce é o das provas captadas por aeronave remotamente pilotada. A fiscalização ambiental incorporou o equipamento antes que a jurisprudência enfrentasse a sua validade, e as defesas que documentarem desde já a origem da imagem e a ausência de registro estarão prontas quando a discussão amadurecer nos tribunais.

Resta a articulação entre as esferas, onde a escolha do momento pesa. A prova produzida na fase administrativa migra para o inquérito e para a ação penal, e a tese guardada com critério vale mais do que a deduzida cedo demais, que apenas avisa o órgão de onde está a sua falha.

Cláudio Farenzena

Sobre o autor

Cláudio Farenzena

Cláudio Farenzena é advogado especialista em Direito Ambiental e do Agronegócio (OAB/SC 49.222 e OAB/MT 35.260/A), especialista em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do Direito Ambiental na Prática. Atua desde 2017 na defesa criminal ambiental, em crimes contra a fauna, a flora e o desmatamento.

Não perca

Próximas aulas ao vivo